Leite das Crianças chega a mais três municípios da RMC

O governador Roberto Requião e o vice e secretário da Agricultura, Orlando Pessuti, lançaram, nesta segunda-feira, o programa Leite das Crianças em três municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Com a inclusão de Colombo, Pinhais e Almirante Tamandaré restam apenas dois municípios ? Curitiba e Araucária ? para que o programa atenda todo Estado.

“Devemos completar todo o Estado na quinta-feira, com o lançamento em Araucária e Curitiba. Entretanto, podemos já comemorar pelo programa vencedor que nos leva à compreensão de que só existe a pobreza porque vivemos numa sociedade injusta. Trabalho e boa vontade para reverter esta situação nós temos”, afirmou o governador ao destacar o trabalho do comitê gestor, que organiza a distribuição do leite.
Com o lançamento desta segunda-feira, o programa beneficia mais 5.763 crianças. Apenas em Almirante Tamandaré, o programa tem o potencial para atender 1.951 famílias. “O programa do leite traz a marca de um Governo voltado para as pessoas e que já demonstrou competência de levar para todo o Estado programas como o Panela Cheia”, analisou o prefeito de Almirante Tamandaré, Cézar Manfron, ao lembrar programa da primeira gestão de Requião, que beneficiou produtores rurais. O programa Leite das Crianças terá a capacidade para atender 200 mil crianças depois de integralmente implementado.

O leite é distribuído preferencialmente a partir das escolas, que receberam vinte refrigeradores para a conservação do produto naquela região. “Como todos que participam voluntariamente do comitê gestor, também os professores e diretores merecem nossa homenagem pela responsabilidade que assumem”, considerou o Pessuti.

O trabalho conjunto de várias de entidades – desde as associações de representação religiosa até os sindicatos ? permite que o programa seja organizado em todo o Estado e que auxílio importante chegue até famílias como a de Raquel Ferreira Mendes. Mãe do pequeno Sérgio, ela deixará de gastar pelo menos R$ 40 todos os meses apenas com leite até que o seu filho complete três anos de idade.

“A nutrição com as proteínas do leite é essencial para que as crianças mais pobres estejam em igualdades de condições para competir com os crianças de famílias mais ricas, na escola e na vida”, reforçou o governador. O leite é enriquecido com vitaminas.
Somado com os benefícios do Luz Fraterna, que isenta do pagamento pelo consumo de energia; e a Tarifa Social da Sanepar, o auxílio representa a economia de perto de meio salário mínimo todos os meses para as famílias de baixa renda.

Voltar ao topo