Leilão de energia nova tem 131 empreendimentos habilitados

Rio de Janeiro – A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) habilitou 131 empreendimentos para o leilão de energia nova (Leilão de Energia Elétrica de Novos Empreendimentos), somando potência instalada de 21.096 megawatts (MW). O leilão está marcado para o dia 10 de outubro.

O presidente da EPE, Maurício Tolmasquim, informou nesta terça-feira (20) que as usinas hidrelétricas lideram os projetos, com 8.732 MW, seguidas pelas usinas termelétricas a gás natural, com 5.332 MW. Os empreendimentos habilitados incluem ainda térmicas a óleo combustível, a carvão mineral, a biomassa, a óleo diesel e térmicas a cogeração-gás de processo, além de pequenas centrais hidrelétricas (PCHs).

Estão incluídas no edital seis usinas sem concessão, sendo que quatro já possuem licença ambiental prévia (LP). As outras duas terão que obter essa licença até segunda-feira (25) para garantir a participação no leilão, que será realizado via internet e em duas fases, baseadas em lances de preços decrescentes, acrescentou Tolmasquim.

O leilão visa a atender à demanda de energia das empresas distribuidoras para 2011.

Voltar ao topo