Leão é demitido no Corinthians após fracasso no Paulista

Passando por uma fase crítica, o ciclo do treinador Emerson Leão se encerrou na manhã de hoje. A diretoria do clube anunciou a demissão do comandante durante o treino no Parque São Jorge. A sua saída estava definida desde a última sexta, quando o técnico se reuniu com o presidente Alberto Dualib e o empresário Renato Duprat, homem forte do futebol.

O nome mais cotado para dirigir o time no Brasileirão deste ano é o de Abel Braga, que foi campeão da Libertadores da América e da Copa do Mundo de Clubes da Fifa na temporada passada pelo Internacional. Porém, o comandante da equipe gaúcha nega que tenha recebido alguma oferta de dirigentes corintianos.

Leão deixa a equipe alvinegro após fraca campanha no Campeonato Paulista. Ocupando apenas a nona colocação no Estadual com 25 pontos, os corintianos não possuem mais chances de garantirem vaga nas semifinais da competição, apesar de ainda faltarem duas rodadas para o término da primeira fase. A última partida de Leão no comando do Corinthians foi no empate com o Sertãozinho por 2 a 2, no último sábado, no Pacaembu.

Contratado no dia 15 de agosto do ano passado para salvar o clube do rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro – a missão foi cumprida e o Corinthians acabou o Nacional na nona colocação, Leão comandou o time da capital paulista em 46 jogos, conseguindo 22 vitórias, 13 empates e 11 derrotas (teve aproveitamento de 57,2%).

Na época que foi contratado, o ex-goleiro fechou com o clube um contrato por dois anos e salário em torno de R$ 300 mil. A rescisão contratual era de R$ 2 milhões. Apesar da situação insustentável, o técnico não queria abandonar o time para não pagar a multa, enquanto os dirigentes corintianos seguiam a mesma linha de pensamento. Mas duas partes fizeram um acordo, evitando brigas judiciais.

Junto com Emerson Leão, também vão embora o auxiliar Pedro Santilli e o preparador físico Fernando Leão, sobrinho do técnico. O treinador é cotado para assumir o Fluminense, que está sendo dirigido por Joel Santana e não tem mais chances de classificação na Taça Rio.

Despedida

Antes mesmo do anúncio oficial da demissão de Leão, a saída do treinador ficou clara na sua chegada ao Parque São Jorge. Quando os jogadores já estavam no gramado fazendo aquecimento para o treino, Leão apareceu usando roupas casuais, ao invés do tradicional agasalho do clube. Ele conversou com os ex-pupilos e depois se despediu o funcionário que faz a manutenção do campo da Fazendinha. Em seguida ele desceu para os vestiários.

Na última sexta, Leão fez uma reunião com o presidente Alberto Dualib, o representante do MSI, Renato Duprat, e integrantes da torcida Gaviões da Fiel. Ao término do encontro, ficou decidida a dispensa do atacante Amoroso e a demissão do diretor de Futebol Edvar Simões, justificando ser parte da reestrutura do clube para a disputa do Campeonato Brasileiro 2007.

Duprat já queria a demissão do treinador naquele dia, mas o técnico foi mantido para o jogo com o Sertãozinho no Pacaembu. Após o empate por 2 a 2 com o 18.º colocado do Paulistão – luta para não ser rebaixado à Série A-2 -, os poucos torcedores que acompanharam a partida xingaram muito Leão e pediram para ele deixar o clube.

Voltar ao topo