Leandrinho é escolhido o melhor reserva da NBA

O armador brasileiro Leandrinho Barbosa, do Phoenix Suns, foi eleito o melhor sexto jogador da atual temporada da NBA. Ele somou 578 pontos de 635 possíveis, em votação realizada com jornalistas para escolher o melhor reservas entre as 30 equipes da liga norte-americana. O argentino Manu Ginóbili, do San Antonio Spurs, marcou 269 pontos, e o armador Jerry Stackhouse, do Dallas Mavericks, ficou com o terceiro lugar, com 210 pontos. Leandrinho é o primeiro jogador brasileiro a receber um prêmio da principal liga de basquete do mundo.

Na votação, cada um dos 127 jornalistas escolhe três nomes – o primeiro colocado recebe cinco pontos, o segundo, três, e o terceiro, um ponto. Leandrinho foi apontado o melhor por 101 eleitores, o segundo por 24 e o terceiro por 1 – apenas 1 jornalista não o colocou entre os três melhores.

O prêmio consagra aquela que é a melhor temporada de Leandrinho na NBA. Ele começou no banco de reservas em 62 das 80 partidas que disputou, e mesmo assim tem médias por partida de 18,1 pontos, 4 assistências e 2,7 rebotes. Ontem, na abertura do duelo contra o Los Angeles Lakers pelos playoffs da Conferência Oeste, ele começou na reserva e terminou como o cestinha da equipe, com 26 pontos, além de pegar 5 rebotes.

Leandrinho foi decisivo em várias vitórias do Phoenix na temporada, com 20 ou mais pontos em 33 jogos, e outros recordes, como número de pontos num só jogo (32, em jogos contra Charlotte Bobcats e Houston Rockets), e três double-doubles (pelo menos dez ações, um número de dois dígitos, em dois fundamentos).

Paulistano, Leandrinho tem 24 anos e foi selecionado para jogar na NBA no draft de 2003, depois de boas atuações pelo Bauru. Na carreira, ele já soma 270 partidas com a camisa do Phoenix, com 3.110 pontos (média de 11,8 por partida), 617 rebotes (2,3 por jogo) e 766 assistências (2,8 por jogo).

Voltar ao topo