Lapa ganha painel que mostra como era região na era glacial

A Mineropar e a prefeitura da Lapa inauguram nesta sexta-feira (20), às 10h30, o Painel Geológico sobre a formação da Serra do Monge, um dos locais turísticos naturais mais belos do município. A serra – que tem como atração principal a Gruta do Monge, onde será instalado o painel – é formada por arenitos avermelhados originados em ambiente glacial e semelhante aos arenitos de Vila Velha, em Ponta Grossa. O painel traz ainda informações sobre as rochas e a cantaria histórica da região.

Os arenitos da Serra do Monge foram depositados em corpo aquoso há 310 milhões de anos, no Período Carbonífero, quando a América do Sul era ligada à África, à Antártida, à Oceania e à Índia, formando um grande continente chamado de Gondwana. Nessa época, a região da Lapa estava mais próxima do Pólo Sul e a temperatura média era muito baixa e gerava a formação de geleiras.

A Gruta do Monge é famosa na Lapa porque teria servido de abrigo ao ermitão João Maria no final do século XIX, por muitos considerado milagreiro. Hoje o local recebe milhares de visitantes por ano em busca de lazer ou peregrinação religiosa. Segundo o diretor-presidente da Mineropar, Eduardo Salamuni, o painel é uma contribuição ao conhecimento dos turistas religiosos sobre o paleo-ambiente local.

Voltar ao topo