Lançamento do programa Fome Zero será marco no governo Lula

O programa Fome Zero será lançado no dia 30, no Palácio do Planalto, em ato que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende transformar no maior de seu governo. De acordo com o secretário-geral da Presidência, Luiz Dulci, estarão presentes no evento os empresários, as organizações não-governamentais e as instituições que pretendem ajudar no combate à fome, como as cooperativas, que ofereceram alimentos.

O bispo de Duque de Caxias, dom Mauro Morelli disse que irá ao Palácio do Planalto. ?Mesmo sem fazer parte do Conselho de Segurança Alimentar (Consea), tenho a informação de que serei convidado. Afinal, participo de outras ações de combate à fome e a iniciativa não tem que ter dono?, disse o adversário do ministro Graziano.

Representante de Lula na abertura do 3º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre, Luiz Dulci disse que o combate à fome é tema central do governo petista. ?É um assunto de todo o Brasil, pode receber a adesão de pessoas diferentes, de partidos diferentes?.  Lula, segundo Dulci, acha que a fome pode ser superada num grande engajamento da sociedade. Por isso, faz tanta questão de combatê-la.

O secretário-geral da Presidência afirmou ainda que, mesmo com a disposição de Lula de transformar o Brasil no país líder da América do Sul, não é intenção do presidente da República comandar no mundo o combate à fome. Lula, segundo Dulci, buscará parcerias com outros países e se engajará na luta contra a fome e a miséria, mas em nenhum momento vai se proclamar o chefe de uma cruzada que ele considera ser de todos.

Chávez

Luiz Dulci afirmou também que o governo do Brasil não vai destacar nenhum alto funcionário para fazer uma recepção especial ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que decidiu participar no sábado do Fórum Social Mundial. ?Pelo que sei, a viagem do presidente Chávez é particular, para visitar o fórum. Ele não vem na condição de chefe de Estado?, disse Dulci.

Voltar ao topo