Lançamento do Fome Zero reúne artistas, empresários e políticos

Em clima de mutirão, o lançamento do Fome Zero levou hoje ao Palácio do Planalto gente de todos os cantos do País. Governadores, prefeitos, parlamentares, artistas  empresários e representantes de diversas religiões ajudaram a lotar o Salão Nobre, onde faltaram cadeiras para os mais de 500 convidados. A platéia era perfeita para o discurso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que chefiou sua primeira solenidade de governo no Planalto, desde a posse. Da atriz Vera Holtz ao cartunista Maurício de Sousa, passando pelo ex-prefeito paulistano Paulo Maluf (PPB), todos queriam dar sua contribuição ao programa de combate a fome.

?O terreno está fértil?, resumiu o ator Marcos Winter, entusiasmadíssimo com a perspectiva de ajudar o programa. Winter  que vai participar do Conselho Nacional de Segurança Alimentar, liderou um grupo de cinco atores que vieram do Rio para prestigiar a cerimônia. ?O papel do conselho é matar a fome. Para um dia a gente vir aqui ao Palácio e poder discutir que não quer só comida. A gente quer comida, diversão e arte, não é??, disse ele, repetindo trecho de uma música ?Comida?, do grupo Titãs.

A atriz Carla Marins também está disposta a trabalhar pelo Fome Zero, aproveitando a visibilidade de sua profissão. ?O Lula não precisa do nosso apoio, o governo já tem visibilidade, mas quero ajudar. Como artista, posso dizer que não é só comida (de que o Brasil precisa), mas cultura?, disse ela. Para o ator Chico Dias, mais artistas deverão envolver-se com a causa, à medida em que ações concretas forem sendo acertadas.

O criador da Turma da Mônica, Maurício de Sousa, encontrou na platéia o escritor e cartunista Ziraldo. Os dois ajudaram diversos programas do governo Fernando Henrique Cardoso e estão dispostos a manter a colaboração na gestão de Lula.

Maurício de Sousa está à frente de um projeto com a Editora Globo para criar uma revista em quadrinhos, com histórias de sua célebre personagem Magali, que será distribuída em troca de 1 quilo de alimento não-perecível. Segundo ele, a revista será lançada até março e a idéia é editar até 20 milhões de exemplares. O projeto será patrocinado por anunciantes, sem custo para o governo. ?A fome tem pressa?, disse Sousa, que na semana que vem deverá reunir-se com o Conselho Nacional de Segurança Alimentar (Consea)  para começar a definir a estrutura de arrecadação e distribuição dos alimentos.

Entre políticos de diversas cores partidárias, inclusive cinco governadores do PSDB, o evento também contou com a presença do ex-prefeito Paulo Maluf, um adversário histórico do PT que desde o segundo turno das eleições vem dando apoio a Lula. À vontade em meio aos petistas, Maluf disse que vai orientar as prefeituras de seu partido, o PPB, a colaborarem nas ações do Fome Zero.

Voltar ao topo