Lançamento de livro marca Noite de Leituras Poéticas na Biblioteca Pública

Grupo de poetas se reúne nesta terça-feira (8), na Biblioteca Pública do Paraná, durante a realização da II Noite de Leituras Poéticas ? Texturas Curitibanas. Organizado por Edson de Vulcanis, a atividade cultural será marcada pelo lançamento do livro ?Sevícias Emocionais?, de Augusto Nesi, às 18h30, no Auditório Paul Garfunkel. Também será prestada homenagem ao poeta Rodrigo Pontes, falecido há quase dois anos.

?Augusto Nesi escreve com o coração, com a alma, como os nervos e com uma visão de generosidade original e dadivosa, cheia de graça divina, onde a linha determinante é o amor. Reflete no âmago de sua criatividade, que despenca em cachoeiras e fontes de águas límpidas de inspiração, as águas das fontes das serras de sua terra natal, que por si só já é pura poesia e que se chama Caxias do Sul.? Esta é a análise de Jorge Mautner que assina o prefácio da publicação.
Poesia

Diz, ainda que ?muitos dos seus poemas são quase possíveis letras poéticas de canções futuras, em outras torna-se incrivelmente metafísico, discípulo de Fernando Pessoa, quando faz metáforas dentro de um espelhismo cheio de reflexos simultâneos de sensações e emoções, que lembram a mais recente concepção do universo, que informa que o universo é finito e em forma de dodecaedro?.

Mautner lembra que a leitura dos poemas de Nesi é ?um prazer para a alma, uma viagem dentro de labirintos onde o amor é o sol e a lua da meia-noite?. E que ?ler seus poemas é como ir para uma festa inacreditável da quarta dimensão, onde rola o maior som, e a beleza do amor existe a cada instante, em cada aparição do absurdo, e tudo isto mergulhado numa paisagem onde predomina a floresta do mistério da ressurreição e a estrada das sendas perdidas?.

Perfil Nesi, que hoje se dedica à poesia, já teve, entre outras profissões, o de garçom de bufê infantil, frentista em posto de gasolina, jardineiro e professor.

Serviço:
II Noite de Leituras Poéticas ? Texturas Curitibanas
Data: 8 de agosto de 2006
Horário: 18h30
Local: Auditório Paul Garfunkel da Biblioteca Pública do Paraná ? Rua Cândido Lopes, 133

Voltar ao topo