Lacen confirma diagnóstico de morte por dengue em Campo Mourão

O Laboratório Central do Estado (Lacen), da Secretaria da Saúde, constatou por meio do exame de sorologia que Giovana Marcos da Silva, 30 anos, foi vítima de dengue com complicações respiratória (insuficiência respiratória aguda) e hepática (icterícia). Não foi comprovada dengue hemorrágica como se suspeitava anteriormente, pois a paciente não apresentou baixa de plaquetas nem hipotensão (pressão baixa).

O Lacen aguarda o resultado do teste de ?isolamento viral? para identificar qual dos quatro tipos de dengue existentes a mulher contraiu. O exame viral, que é bastante complexo, leva em média 30 dias para estar completo. ?Dos quatro tipos existentes, o Brasil possui três. Assim que for identificado o tipo de vírus, intensificaremos o trabalho de orientação para a população?, disse o diretor de Vigilância em Saúde e Pesquisa da Secretaria, Luiz Armando Erthal.

Dengue

Nos municípios da 11ª Regional de Saúde, com sede em Campo Mourão, foram registrados apenas oito casos de dengue em 2005, sendo três autóctones (contraído no Estado) e cinco importados. Esses casos ocorreram nos municípios de Ubiratã, Goioerê e Barbosa Ferraz. Nenhum desses casos era de dengue hemorrágica.

Os últimos casos de dengue hemorrágica no Paraná aconteceram em Londrina, em 2003, quando quatro pessoas foram infectadas. Destas, duas melhoraram e as outras duas morreram.

A dengue hemorrágica é bem mais grave que a dengue clássica. A pessoa só tem febre hemorrágica da dengue quando adquire a doença pela segunda vez. O vírus provoca reações imunológicas capazes de interferir na coagulação sangüínea.

Em vista disso, a Secretaria da Saúde alerta a população para não deixar criadouros (recipientes com água acumulada) de mosquitos em suas casas. O combate à dengue deve ser feito durante todo o ano, não apenas no verão.

Caso

Giovana começou a ter febre acompanhada por dores de cabeça, dores no corpo e mal-estar no dia 15 de julho. A paciente foi infectada no município de Nova Maringá, no Estado do Mato Grosso. Ao chegar em Campo Mourão foi encaminhada a uma unidade de saúde, e em seguida ao Pronto-Socorro da Santa Casa da cidade, que após vários exames constatou que se tratava de dengue.

Voltar ao topo