Kasparov erra e entrega 2º jogo de xadrez ao “adversário virtual”

O programa de computador enxadrista X3D Fritz aproveitou-se de um erro de Garry Kasparov, que dominou o jogo de mais de três horas, e venceu sua primeira partida contra o número um do mundo. “Você trabalha duro por três horas, conquista uma posição privilegiada [na partida], comete um deslize e vai embora [com a derrota]”, disse Kasparov à revista “New Scientist” após a segunda partida da série de quatro jogos. Os comentaristas classificaram seu erro como “inacreditável”.

O primeiro desafio acabou empatado. Agora Frtiz tem um ponto de vantagem sobre Kasparov. O empate soma 0,5 ponto para cada jogador, enquanto a vitória dá um ponto ao vencedor. Virtual

O computador adversário de Kasparov funciona com o software alemão Fritz, vendido comercialmente e tido como o mais poderoso programa de xadrez. Para a competição, ele foi combinado com tecnologias de realidade virtual da empresa norte-americana X3D.

Kasparov jogou sem realmente mexer nas peças ou apertar qualquer botão. Ele sentou na frente de um monitor e, com um óculos 3D, via a imagem da tela “flutuando” em sua frente. (FolhaNews)

Voltar ao topo