Jutahy confirma ligação a Chinaglia e apoio a Fruet

O líder do PSDB, Jutahy Júnior (BA), rompeu o acordo com o PT e informou ao deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), candidato a presidente da Câmara, que o partido, na próxima terça-feira, fará uma votação apenas com o nome do deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR), candidato da terceira via à presidência da Câmara, excluindo da consulta os nomes dos candidatos da base governista como o próprio Chinaglia e Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

"Eu liguei para o Chinaglia e disse que a candidatura de Fruet criou uma aglutinação na bancada e que eu encaminharia uma proposta para que, na próxima terça-feira, seja feita uma votação única em torno do nome de Fruet, retirando os outros dois (Chinaglia e Rebelo) do processo de escolha. E ainda alertei que, diante desse fato novo, o partido abriria mão da primeira vice, como tinha acordado com o PT", relatou.

Agora, o partido deverá ficar com a segunda vice-presidência, posição que é garantida pelo regimento interno da Câmara em função do tamanho de sua bancada. "Nós vamos trabalhar para que Fruet tenha uma grande votação e que saia com força para disputar a presidência da Câmara", afirmou.

Jutahy considera a aclamação de Fruet como candidato do partido uma boa alternativa, mas argumenta que a chapa única apenas com o nome do tucano demonstraria de forma mais clara a força da bancada. "A aclamação é uma boa idéia, mas a votação única revela a força dos votos", comparou.

Voltar ao topo