A Rua da Cidadania do Bairro Novo ficou lotada no último sábado (04). Desde cedo, a população procurou o local para participar do programa Justiça nos Bairros, uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e o Tribunal de Justiça, que presta atendimento judicial gratuito. Foram retiradas 1.752 senhas para atendimentos da Vara da Família, Defensoria Pública e Juizado Especial do Sítio Cercado, além de diversos outros serviços oferecidos pela Prefeitura.
Só a Vara da Família fechou o dia com 684 atendimentos. Foram 118 audiências. A maior procura foi por divórcio consensual, com 60 ações, mais 17 de conversão de separação em divórcio, seguido de ações de separação, processos de pensão alimentícia e reconhecimento de paternidade.
Além das audiências resolvidas ali mesmo, foram encaminhadas e orientadas 566 pessoas que buscaram ajuda, mas não apresentaram a documentação necessária ou não contavam com a presença de todos os interessados.
Também foram propostas 120 ações da Defensoria Pública. O Juizado Especial do Sítio Cercado resolveu cinco casos, geralmente ações até R$ 6 mil, que podem ser feitas sem advogado. São pequenas causas como briga entre vizinhos, cobrança de valores não pagos, acidente de trânsito, entre outras.
Entre os serviços oferecidos pela Prefeitura, o mais procurado foi o de carteira de identidade. Foram feitas 301 carteiras e tiradas 200 fotos para o documento.
Os ônibus Cárie Zero e Adolescente Saudável estacionaram na Rua da Cidadania do Bairro Novo, orientando a população. A Secretaria Municipal do Esporte e Lazer também participou, levando brinquedos infláveis para entreter as crianças, assim como a Fundação Cultural, com o Quebra Cabeça das Artes.
Todos os serviços do Justiça nos Bairros são gratuitos e dirigidos à população de baixa renda. Ainda neste semestre, o programa vai estar na Vila das Torres, Regional Matriz (11 de junho); na Escola Municipal Rachel Maeder Gonçalves, Regional Cajuru (18 de junho); e na Rua da Cidadania de Santa Felicidade, atendendo as regionais de Santa Felicidade e Boa Vista (25 de junho).


