“Justiça no Bairro” já atendeu 20 mil pessoas

O programa “Justiça no Bairro” já levou atendimento judicial rápido e gratuito para 20 mil pessoas desde o ano passado, quando a Prefeitura de Curitiba e o Tribunal de Justiça do Paraná uniram-se para criar o mutirão que resolve na hora questões do Direito de Família, como divórcios, pensão alimentícia e até investigação de paternidade.

Só nos três primeiros meses deste ano, foram atendidas quatro mil pessoas nas Ruas da Cidadania do Bairro Novo, Boqueirão, Cajuru e Boa Vista. Ontem. o projeto chegou à Rua da Cidadania de Santa Felicidade, ao lado do terminal de ônibus do bairro. As Ruas da Cidadania são unidades descentralizadas da Prefeitura, que oferecem todos os serviços públicos municipais na periferia da cidade.

O objetivo do “Justiça no Bairro” é atender famílias que convivem com pendências jurídicas, que não são resolvidas por falta de dinheiro, de tempo e até de informação. Qualquer pessoa pode ir até a Rua da Cidadania no dia do evento, das 8h às 17h, e conversar com os estudantes de Direito das faculdades que participam voluntariamente do projeto.

Os estudantes montam o processo na hora e as pessoas envolvidas vão direto conversar com a juíza Joeci Camargo, da 4.a Vara de Família, que passa o dia inteiro fazendo as audiências para que a sentença saia rapidamente. A juíza Joeci foi uma das idealizadoras do projeto e participa de todas as edições do mutirão.

Voltar ao topo