Justiça manda prender 11 ex-vereadores de São Leopoldo-RS

A Polícia Civil na noite de ontem e nesta manhã cinco ex-vereadores da Câmara Municipal de São Leopoldo, a 35 quilômetros de Porto Alegre. Eles fazem parte de um grupo de 11 ex-vereadores que tiveram prisão preventiva decretada pela Justiça.

A Promotoria Especializada Criminal do Ministério Público denunciou à Justiça 113 pessoas, entre ex-vereadores, funcionários da Câmara Municipal e empresários. Eles são acusados por licitações fraudulentas, formação de quadrilha, corrupção ativa e passiva. Os crimes, ao todo 184, ocorreram entre 1999 e 2001.

A Justiça já decretou a prisão de 17 pessoas.

Hoje foram encaminhados ao Presídio Central de Porto Alegre os ex-vereadores Joni Jorge Homem, Juvenal Garcia Neto, Amilton Ari da Silva, Francisco Guimarães e Adão Samuel dos Santos.

O inquérito, iniciado em 2000, tem mais de 25 mil páginas e começou com a divulgação de uma fita de vídeo na qual vereadores apareciam recebendo R$ 1 milhão, desviados de obras licitadas pela Prefeitura e não executadas, para eleger o presidente da Câmara, Joni Homem.

Voltar ao topo