Justiça Federal e ONG ensinam informática a ex-presidiários

Começou hoje em Curitiba o que pode ser uma nova chance no mercado de trabalho para 30 ex-presidiários da capital. A Justiça Federal, por meio da 3.ª Vara Federal Criminal de Curitiba, que também atua como Juizado Especial Federal Criminal, liberou R$ 2,9 mil à organização não-governamental Sodetec – Associação de Desenvolvimento Técnico e Administrativo para Indústria e Serviços, que vai proporcionar curso de Introdução à Microinformática a 30 egressos do sistema penitenciário da capital, atendidos pelo Patronato Penitenciário, ligado à Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania.

O valor é resultante de prestações pecuniárias decorrentes da transação penal em crimes de menor potencial ofensivo. Nestes casos, o Ministério Público Federal e os autores dos fatos podem fazer acordo no sentido de evitar a própria ação penal. O curso tem duração de uma semana.

O treinamento teve início hoje e está sendo ministrado em três turmas de dez alunos cada, a um custo final estimado em R$ 99,10 por aluno. O valor liberado pela 3.ª Vara Federal Criminal está custeando o pagamento de instrutor, material didático e o vale-transporte para o deslocamento de cada aluno até a Sede da Sodetec, na Rua Senador Xavier da Silva, 488, Centro Cívico.

Voltar ao topo