Justiça Federal demonstra processo virtual em Curitiba

A Justiça Federal realizou hoje, em sua sede em Curitiba, demonstrações do funcionamento do  seu Processo Eletrônico (?e-proc? ou ?processo virtual?) de julgamentos. Participaram da demonstrações juizes federais de todo Paraná.

Através do Processo Virtual, que começou a ser implantado no mês de julho em quatro varas-piloto localizadas em Londrina, Florianópolis (SC), Blumenau (SC) e Rio Grande (RS), todos os documentos, petições e contestações são tratados de forma virtual, nos endereços www.jef-pr.gov.br e www.jfpr.gov.br.

Segundo a Justiça Federal, os advogados e promotores podem acessar os processos de qualquer lugar do mundo. Eles recebem uma senha, que corresponde a uma assinatura eletrônica, e só precisam de um computador ligado à internet. A petição inicial é enviada por e-mail, assim como todas as contestações. O acesso também é permitido às partes envolvidas em um processo virtual, que não precisam desta forma procurar o advogado para saber do andamento do caso.

O presidente da comissão de juizes que cuida da implantação do Processo Eletrônico, Sérgio Renato Tejada Garcia, explica que a principal vantagem do projeto é a redução do tempo de tramitação dos processos. Uma ação normal requerendo benefício previdenciário, por exemplo, dura entre 90 e 120 dias. Através do Processo Virtual, esta mesma ação pode durar 35 dias.(Leia mais na edição de amanhã de O Estado do Paraná)

Voltar ao topo