Justiça Eleitoral já começa a preparar eleições de 2008

A Justiça Eleitoral já começou a se preparar para a realização do pleito de 2008. Integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos 27 tribunais regionais eleitorais reúnem-se hoje, no Rio de Janeiro, para o Encontro de Avaliação das Eleições 2006. Serão analisados os aspectos que envolvem o processo eleitoral desde o cadastro de eleitores até a divulgação dos resultados, com propostas para aprimorá-lo.

O secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Giuseppe Dutra Janino, adiantou que, para as eleições municipais de 2008, haverá estudos quanto a viabilidade de implementação do voto em trânsito e do uso de software livre (Linux) nas urnas. Hoje, o sistema operacional utilizado é o Windows. Outro ponto a ser analisado é a identificação biométrica do eleitor.

O diretor-geral do TSE, Athayde Fontoura Filho, destaca o padrão de excelência da Justiça Eleitoral e lembra que, neste ano, foi batido o recorde no tempo de totalização dos resultados. A reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi anunciada pelo presidente do TSE, ministro Marco Aurélio, por volta das 19h30 do dia 29 de outubro, data do segundo turno.

As sugestões dos partidos políticos para o aperfeiçoamento do processo eleitoral, como a colocação de boletins de urna na internet, também serão analisadas no encontro.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.