Justiça arquiva investigações contra ex-secretário de Segurança

As investigações contra o ex-secretário de Segurança Pública do Paraná Cândido Manuel Martins de Oliveira, iniciadas com a passagem da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Narcotráfico pelo Estado, em março de 2000, foram arquivadas pela Justiça, a pedido da Promotoria de Investigações Criminais (PIC). Em razão das apurações, Oliveira tinha pedido exoneração. ?De toda a análise empreendida pela auditoria afeta ao Ministério Público (MP), não se chegou à conclusão de ocorrência de ilícito penal?, diz o juiz Marcelo Ferreira, da Central de Inquéritos de Curitiba, na decisão.

Os deputados federais integrantes da CPI levantaram suspeitas de que o ex-secretário de Segurança Pública do Paraná teria conhecimento de que subalternos estariam envolvidos com o crime organizado e não teria tomado qualquer atitude.

As acusações contra Oliveira foram feitas por algumas testemunhas ouvidas pela CPI, muitas delas policiais que respondiam a processos e traficantes presos. ?Eram desafetos interessados em desestabilizar não apenas minha posição, mas a posição do governo ao qual eu servia?, disse ele hoje, em entrevista à afiliada da Rádio Central Brasileira de Notícias (CBN) na capital paranaense. ?Senti-me reconfortado por essa decisão do Poder Judiciário.?

Voltar ao topo