Juros do cheque especial são os mais baixos desde 1995

A taxa média mensal de juros do cheque especial em outubro foi de 8,34%, segundo pesquisa divulgada hoje pela Fundação Procon-SP. O índice foi o menor registrado desde 1995, quando a pesquisa começou a ser feita. Em setembro, a taxa média foi de 8,50% ao mês.

Dos 11 bancos pesquisados, apenas o BCN manteve a taxa de setembro, os demais reduziram os juros. Nenhuma instituição elevou a taxa do cheque especial. O Unibanco, o Banco do Brasil e a Nossa Caixa foram os que realizaram os maiores cortes.

A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 7 de outubro, constatou ainda que neste mês houve uma redução de 0,23 ponto percentual na taxa média de juros do empréstimo pessoal em relação a setembro.

O Procon-SP alerta, no entanto, que não é recomendável recorrer a esses tipos de empréstimos. A diretoria da entidade acredita na possibilidade de um corte ainda maior nas taxas de juros por parte dos bancos

As instituições financeiras pesquisadas foram: HSBC, Banespa, Bradesco, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, Nossa Caixa, Real, Unibanco e BCN.

Voltar ao topo