Jungmann diz que mais dois deputados serão notificados

O deputado Raul Jungmann (PPS-PE) disse nesta quinta-feira (03) que "pelo menos mais dois deputados deverão ser notificados pela CPI dos Sanguessugas". Jungmann evitou dar os nomes desses parlamentares. O deputado acompanha a sessão fechada da CPI dos Sanguessugas que ouve o depoimento do empresário Luiz Antonio Vendoin, um dos donos da Planam e apontado como chefe do esquema de compra superfaturada de ambulâncias com recursos do orçamento da União a partir de emendas de parlamentares.

Jungmann defendeu a idéia de que, mesmo com o recesso, a subcomissão encarregada de investigar o envolvimento do Executivo – principalmente os Ministérios da Saúde e Ciência e Tecnologia – continue trabalhando por conta da importância das informações que estão sendo prestadas por Vedoin em seu depoimento.

Segundo Jungmann, no caso da Saúde, "há uma imensa comprovação do que Luiz Antonio Vedoin relatou em seus depoimentos à Justiça". Vedoin, conforme o deputado, deu várias "informações concernentes" aos dois ministérios.

Na avaliação de Jungmann, a possibilidade de parlamentares que receberam dinheiro em espécie não serem responsabilizados pelo relatório da CPI está sendo reduzida a cada dia. "Está caindo definitivamente a possibilidade de escape dos parlamentares que receberam dinheiro em espécie", afirmou. Segundo ele, Vedoin em seu depoimento está relacionando testemunhas que presenciaram entrega de dinheiro vivo. "Tem um caso por exemplo que ele citou três ou quatro testemunhas. É uma conquista".

Jungmann disse também que é necessário aprofundar as investigações sobre o Banco do Nordeste do Brasil. Conforme seu relato, no depoimento Vedoin mencionou a existência de uma suposta proposta de superfaturamento em uma obra que seria financiada com recursos do Banco. Essa obra, informou o deputado consistia na construção da Vedobus, uma fábrica de carroceria que seria instalada no município de Dias D’Ávila, na Bahia. Pela proposta, o orçamento da obra pulou de R$ 16 milhões para R$ 18 milhões. Em depoimento anterior à Justiça Federal, Vendoin disse que a negociação desta obra ficou inconclusa porque a contrapartida de recursos próprios foi elevada demais.

A partir do depoimento do empresário, Jungmann avaliou que ficou agravada a situação dos senadores já citados nas investigações. Ele informou ainda que integrantes da CPI já discutem a quebra de sigilo bancário de auxiliares e parlamentares.

Voltar ao topo