Juízes auxiliarão professores em Pinhais

O Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra-IX) e a Prefeitura de Pinhais assinaram, na manhã desta quarta-feira, 13 de abril, um Termo de Compromisso para a disponibilização de cartilhas sobre os direitos do trabalhador aos estudantes da rede municipal de ensino. Nesta primeira etapa do projeto Trabalho, Justiça e Cidadania nas Escolas serão beneficiadas 200 crianças do 5º ano, de quatro escolas de Pinhais.
“O objetivo é difundir a cidadania entre as crianças e também aproximar a sociedade do Judiciário”, lembrou a vice-presidente do TRT-PR, desembargadora Rosemarie Diedrichs Pimpão.
Participaram da cerimônia de assinatura do documento, além do prefeito de Pinhais, Luiz Goularte Alves, e da vice-presidente do TRT-PR, os juízes Carlos Augusto Penteado Conte, presidente da Amatra-IX, Odete Grasselli, titular da Vara do Trabalho de Pinhais, Rosíris Ribeiro, titular da 14ª Vara do Trabalho de Curitiba, os procuradores de Pinhais Edson Galdino e Luciane Silva Jardim Cruz, e a secretária de Educação de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo.
Criado pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), o projeto Trabalho, Justiça e Cidadania nas Escolas consiste em atuar junto às escolas para levar informações sobre ética, trabalho, consumo e cidadania. As informações são transmitidas pelos juízes aos professores, que repassam o conteúdo aos seus alunos dentro dos chamados “temas transversais” dos currículos escolares.
“O juiz está aqui para servir o povo e essa aproximação com as crianças e os adolescentes, além de contribuir para a construção da cidadania, ajuda a mudar o conceito de um juiz distante”, lembrou a juíza Odete Grasselli.
“É uma importante oportunidade para estabelecermos maior diálogo entre o Poder Judiciário e a sociedade”, acrescentou o presidente da Amatra, Carlos Conte.

Voltar ao topo