O juiz federal Murilo Mendes, titular da Subseção Judiciária de Sinop (MT), recebeu nesta segunda-feira (28) a denúncia oferecida na sexta-feira pelo Ministério Público Federal (MPF), que culpou quatro controladores de vôo e os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino pelo maior acidente da história da aviação no País ocorrido em 29 de setembro do ano passado.
A assessoria do juiz informou que ele começa analisar a denúncia a partir de amanhã, e deverá se manifestar em duas semanas. Ao todo, são mais de 3 mil páginas em documentos enviados pelo MPF.
A denúncia atribui aos pilotos e aos controladores de vôo, Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivando Tibúrcio de Alencar, Leandro José dos Santos de Barros e Filipe Santos dos Reis, a culpa pela morte 154 de pessoas com a queda do Boeing 737-800 da Gol, após se chocar com o jato Legacy executivo da Embarer, no Norte de Mato Grosso.
Segundo o MPF, eles teriam praticado crime de atentado contra segurança de vôo, além de agirem com negligência e irresponsabilidade, sustenta o procurador Thiago Lemos de Andrade.


