Judeus e palestinos lado a lado no Fórum Social Mundial

Judeus e palestinos estiveram juntos num seminário intitulado de “Diálogos pela Paz”, realizado pela organização não-governamental de mesmo nome, hoje, no Fórum Social Mundial. Entre os expositores, estavam importantes lideranças pacifistas do Oriente Médio, como Elie Ben Gal e Alaan Jahar. No seminário, foram expostas idéias para acabar com os conflitos em Israel e na Palestina.

Os membros da ONG vêem o crescimento dos movimentos pacifistas naquela região como uma chama de esperança pelo fim da intolerância e dos atentados extremistas. A organização também manifestou apoio aos soldados israelenses que se recusam a participar de ataques contra os palestinos. A solução para os conflitos, apontada pelos participantes do seminário, depende de duas iniciativas. A primeira seria uma mudança radical no sistema de ensino e no conteúdo pedagógico dos currículos escolares, para estabelecer uma visão de mundo mais pacífica nas crianças. A outra iniciativa seria o governo israelense não permitir mais construções e ocupações em áreas reivindicadas pelos palestinos.

Durante a tarde, após o seminário, o presidente norte-americano, George W. Bush, e o primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon foram duramente criticados em manifestações comandadas por árabes e judeus que participam do Fórum Social.

Voltar ao topo