Jovens em início de carreira são maiores vítimas dos homicídios

Brasília – A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) – 2002, divulgada esta semana pelo IBGE, revelou que os óbitos por homicídios têm os jovens que estão iniciando sua carreira no mercado de trabalho como maiores vítimas.

Este é um quadro que teve início durante a década de 1990 e que coincide com períodos de crise na economia brasileira. Enquanto na década de 1980, os acidentes de trânsito se destacavam com a principal causa externa de óbitos, na década seguinte, esse quadro se alterou, com os homicídios assumindo a liderança dentre essas causas.

Especificamente para o sexo masculino, as taxas de mortalidade por homicídio passaram de 21,2 para 49,7 óbitos por 100 mil habitantes no período de 1980 a 2000. A situação da mortalidade por homicídio mostrou-se mais grave quando considerados os óbitos masculinos de adolescentes e jovens com idades entre 15 e 24 anos.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.