Jovens e mulheres precisam de emprego, diz Lula em comício

As propostas para jovens e mulheres deram a tônica do discurso do candidato à reeleição para a Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT/PCdoB/PRB) em comício realizado na cidade de Valparaíso (GO), na noite de ontem (12).

Acompanhado da mulher Marisa Letícia, de ministros e do candidato ao governo de Goiás pelo PMDB, Maguito Vilela, Lula falou à comunidade do bairro Jardim do Céu Azul, uma das regiões mais pobres e violentas do entorno de Brasília, sobre a importância de estudar e aprender uma profissão.

?O próximo ano é de crescimento econômico, geração de emprego, melhoria de oportunidades para essa juventude. Se tem uma coisa que aprendi na vida, porque aconteceu comigo, e que quero contribuir, é para que cada jovem tenha uma profissão nesse país?, disse. ?Trabalhar é garantir que a gente tenha o salário da gente e não precise pedir dinheiro para ninguém?.

A mesma mensagem, o candidato transmitiu ao eleitorado feminino: ?A mulher deve estar junto de seu companheiro porque gosta dele e não porque depende dele. Por isso a mulher tem que aprender uma profissão?.

Ele prometeu abrir uma extensão universitária na região do entorno de Brasília ainda no atual mandato. ?Não é o povo que tem de andar atrás da universidade, é a universidade que tem de estar onde está o estudante. É um compromisso?.

Lula também prometeu saneamento básico para Valparaíso, onde obteve 55,61% dos votos válidos no primeiro turno ? no total do estado de Goiás, alcançou 40,17%, contra 51,50% do adversário Geraldo Alckmin (PSDB/PFL). ?Cada real que a gente colocar no tratamento de esgoto e na melhoria da qualidade da água, a gente economia R$ 4 na saúde?.

O candidato do PT disse ainda que, caso seja reeleito, governará prioritariamente para os pobres e não discriminará governadores de outros partidos. Também prometeu facilitar o acesso de prefeitos ao governo federal por meio de escritórios da Caixa Econômica Federal em todas as capitais, ?para que não tenham que vir a Brasília pedir favor a ninguém?.

Lula, que tem dito freqüentemente que errou ao não participar de debates no primeiro turno e já participou de um no segundo turno, na TV Bandeirantes, confirmou participação em mais três, no SBT, Record e Globo. ?Nós vamos agora para todos os debates?.

Voltar ao topo