José Janene implantará células-tronco no coração

O deputado José Janene (PP-PR), será submetido amanhã (28) a um procedimento médico para colocar células-tronco em seu coração. O deputado sofre de miocardioplastia dilatada. Essa técnica, ainda em fase inicial no País, é um alternativa ao transplante cardíaco. Em razão da doença, Janene, um dos acusados no caso do mensalão, fez um pedido de aposentadoria com salário integral de deputado.

O procedimento será feito pelo cardiologista Paulo Brofman, coordenador do Projeto de Transplantes de Células da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC).

Pela manhã serão retirados 100mm de sangue da medula óssea do deputado, que está internado na Santa Casa de Misericórdia, em Curitiba. No laboratório da PUC, as células-tronco serão separadas.

À tarde, por meio de um cateterismo, as células-tronco serão injetadas no coração, onde espera-se que possam se multiplicar e restabelecer a função contrátil do músculo. De acordo com o médico, o risco que existe é o do cateterismo, com a agravante das más condições do coração do paciente.

Voltar ao topo