José Janene deve ter alta da Santa Casa amanhã

O líder do PP na Câmara dos Deputados, José Janene (PR), deve ter alta nesta segunda-feira da Santa Casa de Curitiba. Ele se submeteu sexta-feira a um implante de células-tronco no coração, pois sofre de miocardiopatia dilatada, que causa a atrofia dos músculos. As células foram retiradas de sua coluna vertebral. Janene é um dos deputados ameaçados de perder o mandato por suposta participação no esquema do mensalão. Ele é acusado de ter recebido R$ 4,1 milhões do publicitário Marcos Valério.

O implante de células-tronco, ainda está em fase experimental e teve de ser autorizado pela Comissão Nacional de Ética e Pesquisa. A Santa Casa de Curitiba já adotou esse procedimento com 10 pacientes e um deles não resistiu à intervenção. O resultado do implante começará a aparecer em um mês, no mínimo, e em três meses, no máximo.

O médico que operou Janene, Paulo Brofmann, não descarta a necessidade de o deputado se submeter a um novo implante, caso o primeiro não apresente resultado satisfatório. O implante de células-tronco é uma alternativa ao transplante. As células do deputado foram manipuladas no Laboratório de Engenharia e Transplante Celular do Núcleo de Miocardiopatia Celular da Pontifícia Universidade Católica de Curitiba.

A família do deputado não soube informar se ele terá de cumprir um período de repouso.

Voltar ao topo