Brasília – O deputado José Dirceu (PT-SP) foi agredido, há pouco, a bengaladas no Salão Verde da Câmara dos Deputados. O agressor, um senhor de meia-idade, está detido nas dependências da Polícia Legislativa, que ainda não revelou sua identidade.

continua após a publicidade

Logo depois da agressão, José Dirceu conversou rapidamente com os jornalistas. "Nada me intimida. Nada me fará voltar atrás na determinação de provar minha inocência. Tenho certeza de que a Câmara e todos os partidos repudiarão a atitude deste cidadão, que não conheço", afirmou o deputado, contra o qual tramita processo disciplinar por quebra de decoro parlamentar na Casa.

Dirceu disse ainda que a atitude do agressor mostra, de certa forma, "o ambiente de hostilidade política que acabou se criando no país". "Quando se fala em surrar o presidente da República, quando se diz que o presidente é um bandidão, cria-se um caldo de cultura de que o país não precisa."

O senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e o deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (PFL-BA) disseram, em diferentes ocasiões, que surrariam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se se confirmassem as denúncias de corrupção contra o governo. A deputada Zulaiê Cobra (PSDB-SP) chamou o presidente de "bandidão" em entrevista à imprensa.

continua após a publicidade