José Dirceu dá entrevista à tarde na Câmara

O deputado e ex-ministro da Casa Civil José Dirceu dá entrevista coletiva, às 14h30, na Câmara dos Deputados. Ele vai falar sobre as próximas medidas que adotará em relação ao processo a que responde no Conselho de Ética da Casa. Também deve comentar o parecer do deputado Júlio Delgado (PSB/MG) favorável à cassação de seu mandato.

A coletiva de Dirceu estava prevista para ontem (20), no mesmo horário, mas foi cancelada por causa da releitura do texto do parecer de Júlio Delgado no conselho. O processo disciplinar contra o deputado foi aberto em 10 de agosto. Desde essa data, o parlamentar vem trabalhando em todas as instâncias para preservar o mandato e os direitos políticos.

Na quarta-feira (19), teve negado um mandado de segurança com pedido de liminar impetrado no Supremo Tribunal Federal (STF). Na ação, Dirceu questionava se o Conselho de Ética e a Câmara poderiam julgá-lo por quebra de decoro mesmo estando licenciado e ocupando cargo no Executivo no período em que os supostos delitos atribuídos a ele foram cometidos. No mesmo dia, o ex-ministro da Casa Civil recebeu parecer favorável do deputado Darci Coelho (PP/TO) ao recurso impetrado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara para suspender o processo de cassação no Conselho de Ética. Nesse recurso de número 229/05, Dirceu contesta a decisão do conselho de não aceitar que o PTB retirasse a representação que originou a abertura do processo disciplinar contra ele.

Voltar ao topo