José Alencar diz que juros no Brasil são um despropósito

O vice-presidente José Alencar reafirmou, há pouco, que as taxas de juros no Brasil são um “despropósito”, se comparadas ao mercado internacional e que baixá-las é uma decisão política. “Isso é uma decisão eminentemente política, razão pela qual precisamos convencer politicamente as pessoas que estão obviamente cuidando desta área, porque do contrário vamos pagar tanto juro, que a nossa dívida vai crescendo”, avaliou, acrescentando que as taxas atuais fazem com que o superávit, mesmo alto, somente cubra 50% dos juros da dívida pública.

Para Alencar, a compatibilidade com o mercado internacional seria uma taxa real (Selic menos inflação) de 3%, ao ano, para “começar”. Mesmo assim, observou, esse percentual seria, no mínimo, três vezes superior às taxas praticadas por 20 países. “Então, porque pagar taxa despropositada? Essa é a minha briga”, observou. Alencar lembrou que, com taxas de juros incompatíveis com a atividade produtiva é difícil conseguir o crescimento nos patamares que o Brasil precisa.

Alencar disse que não discute as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom). “Isso (a queda dos juros) não é uma decisão do Copom”, afirmou, reiterando que “é uma decisão eminentemente política”. Questionado se está difícil convencer a equipe econômica a reduzir as taxas de juros, o vice-presidente citou o ditado popular que diz que “água mole em pedra dura tanto bate até que fura”. “Nós esperamos que essa água bata e não fure, limpe”, concluiu

Voltar ao topo