Jornalista lança livro sobre Angelina Jolie em Curitiba

O jornalista Ricardo van Enck ? também conhecido com Ricardo Faria ? lança na capital paranaense a obra intitulada ?O Diário de Angelina Jolie? (publicação independente, 312 pág., R$ 50,00). O evento acontece amanhã (8 de março), às 19h, na Livrarias Curitiba Megastore do Shopping Estação, com entrada franca.

A idéia em publicar o livro surgiu quando o jornalista começou a escrever como hobby o blog O Diário de Angelina Jolie (www.angelinajolie.ppg.br), que em pouco menos de um ano transformou-se no mais popular e atualizado site de notícias dedicado à atriz Angelina Jolie, com cerca de três milhões de visitantes por mês.

Diante da trajetória de sucesso, em 4 de junho de 2005 foi fundado o Fã Clube Angelina Jolie (www.angelinajolie.com.br), com mais de dez mil fãs associados e o único na América do Sul.

Enquanto os blogueiros se divertiam com notícias e comentários, paralelamente era desenvolvido um novo projeto: transformar o blog em livro. O resultado foi um arrojado projeto gráfico que registra em suas 312 páginas o dia-a-dia referente ao período de 2004 a 2006, ilustrado com 40 imagens em preto e branco – tendo como destaque os comentários dos fãs a respeito de cada notícia publicada, além de um capitulo especial com mensagens dos fãs dedicadas à atriz.

Por quê Angelina Jolie?

Muitas pessoas contestam o motivo da homenagem a Angelina Jolie e o autor explica: ?Sempre tive uma grande admiração pela sua carreira, mas ela realmente começou a fazer a diferença logo após receber o ?Oscar? de melhor atriz coadjuvante por sua brilhante atuação em Girl Interrupted (Garota Interrompida), fechando seu ciclo como atriz rebelde?, conta Faria.

De acordo com o jornalista, a vida começou a ter um outro significado para Angelina quando ela adotou o cambojano Maddox e foi empossada Embaixadora do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur). ?Atualmente não existe outro artista que esteja tão empenhado em ajudar os mais desafortunados?, relata o autor.

No entanto, ele próprio tem seus críticos. ?Há quem me conteste dizendo que a minha homenagem é uma obsessão, mas infelizmente estas pessoas estão equivocadas, pois sou fã de carteirinha de atrizes como Gwyneth Paltrow e Winona Ryder, mas enquanto Angelina Jolie faz viagens sem conforto algum em companhia dos funcionários da ONU, Gwyneth e Winona saem inúmeras vezes na imprensa em tardes de compras com suas amigas ou simplesmente almoçando no The Ivy ou Four Seasons?, finaliza.

Sobre o livro

O livro ?O Diário de Angelina Jolie? chega às livrarias com o objetivo de oferecer ao leitor algo totalmente novo, resgatando as principais informações sobre a atriz Angelina Jolie durante o período de 2004 a 2006, mas de forma simples e acessível a todas as idades.

É importante lembrar, que o livro é uma obra única em todo o mundo, pois até hoje nenhum autor ousou em utilizar comentários de blogueiros para complementar a sua obra, além de ser a primeira vez que alguém homenageia a atriz Angelina Jolie desta forma.

Sobre o autor

O jornalista atuou na área de produção teatral no período 1983 a 1989, revelando novos nomes. Através do musical ?O Meu Guri? (1984), Ricardo revelou para cena brasileira o autor e diretor Zeno Wilde, falecido em 1998.

Colaborou para os principais jornais brasileiros escrevendo sobre teatro, sociedade e propaganda e marketing, além de atuar como assessor de imprensa voltado para a área das artes.

Em 2002 fundou a ONG ?Ação, Cidadania & Solidariedade?, que visava divulgar informações de pessoas desaparecidas e dar apoio a familiares, mas devido à falta de incentivo encerra suas atividades dois anos mais tarde, mas com um saldo positivo: encontrou cinqüenta pessoas desaparecidas.

Atualmente dedica a maior parte de seu tempo entre a redação do blog O Diário de Angelina Jolie, assessoria de imprensa e funções de presidente do fã clube.

Voltar ao topo