Jornal vê em Felipão modelo político

O Financial Times disse nesta segunda-feira, em editorial, que o sucesso do técnico Luiz Felipe Scolari deveria servir como um modelo útil para a política econômica do próximo Presidente da República. Segundo o jornal financeiro mais importante da Europa, a exemplo de Scolari, o próximo presidente vai precisar adotar uma estratégia disciplinada e mostrar disposição para arriscar medidas impopulares.

O FT observou que já há alguns sinais de que o exemplo de Scolari poderá ser seguido pelo dois candidatos que lideram as pesquisas. ?O Partido dos Trabalhadores, liderado por Lula, tem idéias nebulosas sobre como administrar a economia. Mas pelo menos tem reputação de sólido gerenciamento de governos municipais e estaduais?, disse o jornal. ?Serra – amplamente criticado por carecer de carisma – é acentuadamente uma homem organizador?.

O FT disse que a vitória brasileira na Copa do Mundo gera um providencial reforço na autoconfiança do país, mas não deverá ter um impacto positivo sustentável nos mercados, como ocorreu no passado, por causa das incertezas em torno das eleições de outubro.

O jornal salientou, no entanto, que o sucesso na Copa mostra que, mesmo sem as escolas de futebol do estilo alemão, ?método, estratégia e liderança disciplinada podem produzir resultados?. Antes da Copa, Scolari foi criticado por ser extremamente cauteloso e entediante. ?Mas a sua estratégia de combinar o tradicional talento criativo do Brasil com uma melhor organização defensiva resultou em sucesso.?

Voltar ao topo