João Paulo é eleito e se torna o primeiro petista a presidir a Câmara

Pela primeira vez em seus 22 anos de história, o Partido dos Trabalhadores assumiu hoje a presidência da Câmara. O eleito foi o deputado João Paulo Cunha (SP), um ex-engraxate, metalúrgico como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Num discurso em que predominaram expressões como mudança, reforma, justiça social, diálogo e responsabilidade, João Paulo prometeu uma gestão sem ações espetaculares ou pirotécnicas, com prioridade para a votação das reformas constitucionais.

João Paulo afirmou que o presidente Lula tem expectativa no trabalho do Legislativo:

– O presidente e a sociedade esperam deste Congresso e, particularmente, de nossa Câmara dos Deputados, empenho, rapidez e criatividade para construir o mais consistente e mais consolidado processo de resgate da dívida social e de redução das desigualdades que humilham o nosso povo e nos envergonham como nação.

No discurso de 20 páginas, dirigiu um recado ao deputado Pinheiro Landim (CE), acusado de participar de um esquema de venda de hábeas-corpus para traficantes. Landim ainda não foi processado pela Câmara.

– Cortar na própria carne dói e exige serenidade, mas não podemos deixar todo o Parlamento sob suspeição só por causa do mau comportamento de um de nós – afirmou.

Voltar ao topo