Janene está em retiro no apartamento onde mora em Londrina

Londrina – O líder do PP na Câmara dos Deputados, José Janene (PR), está refugiado em seu apartamento em Londrina (PR), de onde, raramente, sai. Pelo menos é o que informa a assessoria dele em Brasília.

Janene teria voltado para a cidade há duas semanas, depois de passar com a família cerca de 45 dias em Caiobá, balneário do Estado onde possui um imóvel, que, até a temporada de verão de 2004 e 2005, era um tradicional ponto de encontro de políticos em férias.

Em sua residência – de mais de 600 metros quadrados no mais exclusivo edifício de Londrina -, no entanto, a informação é de que ele está fora do município. Ninguém disse saber onde Janene se encontra. O líder do PP na Câmara dos Deputados não atende o telefone celular ou o aparelho dá sinal de ocupado ou que está fora da área de abrangência.

Na semana passada, Janene deslocou-se a Curitiba para se submeter à junta médica indicada pela Câmara com o objetivo de avaliar o estado de saúde dele. Os médicos que o examinaram concluíram que Janene não tem condições de exercer as atividades parlamentares. O parecer dividiu os integrantes do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, que analisa as acusações contra o líder do PP na Câmara. Janene teria sido um dos operadores do "mensalão", movimentando R$ 4,1 milhões provenientes do "valerioduto", segundo o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ).

O líder do PP possui duas fazendas, uma em Londrina e outra em Faxinal (PR), onde cria carneiros e gado. Segundo a assessoria dele, Janene não tem visitado as propriedades rurais. Desde que se submeteu ao implante de células-tronco no coração, em outubro, não mais promoveu churrascos de carneiro em sua chácara, às margens Lago Igapó, região central de Londrina. Em 2004, foram introduzidos no órgão do líder, numa cirurgia realizada no Instituto do Coração (Incor) de São Paulo, um desfibrilador (instrumento empregado para combater a fibrilação cardíaca), um marcapasso e um ressincronizador.

Voltar ao topo