Jair Meneguelli quer Sesi nos projetos sociais de Lula

O futuro presidente do Conselho Nacional do Serviço Social da Indústria (Sesi), deputado Jair Meneguelli (PT-SP), quer engajar a entidade nos projetos sociais do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com destaque ao combate à fome no País. “Essa será a prioridade”, anunciou Meneguelli, o primeiro presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

A escolha do presidente do Conselho Nacional Sesi é de competência do presidente da República. A nomeação do futuro presidente do Conselho Nacional do Sesi deverá ser assinada amanhã (29) por Lula e publicada no Diário Oficial da União (DOU) entre quinta (30) e sexta-feira (31). A expectativa de Meneguelli é de assumir o cargo até dia 5.

Ele afirmou que pretende trabalhar para a reformulação do Sesi. Meneguelli disse que, dentro de poucos dias, começará a discutir a participação da entidade no governo em reunião com a ministra da Assistência e Promoção Social, Benedita da Silva.

“Não tenho dúvidas de que o Sesi pode ser um braço importante do governo nas questões sociais”, comentou.

O futuro presidente do Conselho Nacional da entidade disse que pretende também dar continuidade às políticas do serviço que vêm dando certo. “Vamos dar continuidade aos bons projetos, mas remodelar o que for preciso.”  Meneguelli comentou ainda que está otimista em relação ao novo desafio. “Vou assumir com apoio do presidente da Federação da Indústria de São Paulo (Fiesp) – Horácio Lafer Piva – e da Confederação Nacional da Indústria (CNI) – Armando Monteiro Neto. Por isso, acho que será possível remodelar o Sesi.”

O futuro presidente do conselho destacou que será a primeira vez que um trabalhador assumirá o órgão, instância de caráter normativo. ?Até hoje, a entidade era dirigida por empresários. É a primeira vez que um metalúrgico estará à frente do Sesi.?

Atualmente, o conselho é presidido por Eleonor Franco. Meneguelli disse ainda concordar com as críticas de que a entidade é afligida em relação ao mau uso do dinheiro. “O dinheiro utilizado pelo Sesi é público. Sai da folha de pagamento, mas os trabalhadores não estão tendo a participação devida.”

O futuro presidente da entidade lembrou que um projeto de autoria dele tramita na Câmara de Deputados e trata da democratização do chamado sistema “S”, que inclui, além do Sesi e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), os Serviços Social do Comércio (Sesc) e Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Segundo informações disponíveis no portal da entidade na internet, o Sesi possui 2.370 unidades de atendimento, que atuam em 1.396 municípios brasileiros nas áreas de educação básica e complementar, ações medico-odontológicas, assistência alimentar, atividades de lazer, esporte e cultura e outros benefícios sociais.

Voltar ao topo