Jacarezinho vai abrir Circuito Paranaense de Software Livre

As principais experiências governamentais e da iniciativa privada sobre o uso e desenvolvimento de programas de computador de código aberto serão apresentadas no I Circuito Paranaense de Software Livre, que começa no dia 5 de maio em Jacarezinho, na região do Norte Pioneiro. A promoção é da Celepar ? Informática do Paraná junto com as Secretarias e Assuntos Estratégicos (Seae) e da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) com o apoio da Prefeitura de Jacarezinho e organização da Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Jacarezinho ? Fafija.

O Circuito é aberto à participação de professores, estudantes, administradores públicos e profissionais de informática. Serão realizadas palestras e oficinas sobre desenvolvimento de sistemas, aplicações em Banco de Dados PostgreSQL, sistema Expresso Paraná (correio eletrônico, catálogo, agenda e gerenciador de fluxos de serviços), multiplataforma, licença pública para uso de software livre, migração de sistemas, interface para aplicações Gnome, Debian (distribuição Linux), XOOPS – produtividade em geração de portais e BrOffice (editor de texto, planilhas, apresentações e desenhos).
Principal usuária e desenvolvedora do país de programas de computador de código aberto, a Celepar pretende com esse evento promover a troca de experiências em busca de soluções comuns.entre as administrações públicas e privadas, estudantes e profissionais do setor de tecnologia da informação, incentivar o intercâmbio entre as instituições de ensino e estimular a realização de consórcios municipais.

Segundo Marcos Mazoni, presidente da Celepar, a opção pelo software livre tem trazido inúmeros benefícios à administração estadual, entre eles maior desenvolvimento tecnológico, produção de sistemas ágeis e seguros, não pagamento de licenças e ampliação dos programas de inclusão digital.

A abertura da etapa de Jacarezinho será realizada no auditório da FAFIJA (rua Padre Melo, 1.200), às 20h do dia 5 de maio, com a presença de autoridades estaduais e locais. No sábado, dia 6, no mesmo local, acontecerão as palestras e oficinas, a partir das 8h.

Voltar ao topo