Itamaraty ainda procura 122 brasileiros nos países afetados por tsunami

O Ministério das Relações Exteriores procura 122 brasileiros que ainda estariam desaparecidos nos países do Sudeste asiático afetados pelas ondas gigantes (tsunamis) que destruíram parte da costa da Tailândia, Malásia, Índia, Sri Lanka e Ilhas Maldivas, entre outros países, no dia 26 de dezembro. De acordo com os dados fornecidos pelo Ministério, 265 brasileiros já foram encontrados na região.

A Divisão Consular trabalha na busca por brasileiros em cidades de nove países, como Jacarta (Indonésia), Bancoc (Tailândia), Kuala Lumpur (Malásia) e Nova Délhi (Índia). As buscas são feitas em hospitais e hotéis, entre outros locais, e segundo o Itamaraty, devem durar enquanto houver nomes nas listas de localização.

No dia 26 de dezembro passado, oito países do Sudeste asiático foram atingidos por ondas gigantes provocadas por um terremoto de 9 graus na escala Richter. Os mais afetados foram Índia, Indonésia e Sri Lanka, mas Bangladesh, Malásia, Ilhas Maldivas, Mianmar e Tailândia também registraram perdas com o fenômeno, além do Quênia, Somália e Tanzânia, na África.

O Itamaraty pede aos brasileiros com amigos ou parentes desaparecidos nesses países que, se tiverem qualquer contato com essas pessoas, retirem os nomes delas dos pedidos de localização feitos ao Ministério.

Para facilitar as buscas, o Itamaraty criou centros para atender as famílias. Os telefones do plantão são (61) 411-6999 ou 411-6456. Também pode ser utilizado o endereço eletrônico dac@mre.gov.br.

Voltar ao topo