Itaipu registra princípio de incêndio na tarde de hoje

A Itaipu Binacional divulgou hoje nota (4) sobre o acidente ocorrido na usina ontem à tarde. Segundo a Assessoria de Comunicação Social de Itaipu, às 16h40, um defeito na bucha, peça que conecta os condutores de energia ao transformador da Unidade Geradora 10, provocou um princípio de incêndio, rapidamente debelado. Seis pessoas ficaram feridas, mas sem gravidade.

"A atuação automática dos vários sistemas antiincêndio, bem como a execução imediata das ações estabelecidas pelo Plano de Ação de Emergência da Usina para todos os setores sensíveis do complexo, debelou rapidamente o incêndio", diz a nota.

De acordo com a assessoria, seis funcionários de empresas contratadas por Itaipu (Consórcio Ceitaipu, que constrói as duas novas unidades geradoras) que estavam nas proximidades do local do acidente ficaram feridos e foram encaminhados ao Hospital Costa Cavalcanti, onde receberam pronto atendimento. Quatro já foram liberados e os outros dois continuam internados em observação, com ferimentos leves, sem qualquer risco de vida.

A Unidade 10 foi isolada e deve retomar as operações, após a substituição da peça afetada, em um período de 7 a 10 dias. Não houve qualquer alteração na produção de energia elétrica de Itaipu para o Brasil e o Paraguai.

Voltar ao topo