Itaipu abre calha por causa do excesso de chuvas

Por causa do excesso de chuvas na região Sudeste, uma das calhas do vertedouro da hidrelétrica de Itaipu está aberta. De acordo com Gilmar Piolla, da Comunicação Social, o escoamento da água – não usada para a produção de energia – chegou a 2.460 metros cúbicos por segundo na madrugada desta segunda-feira (08), mais do que toda a vazão das Cataratas do Iguaçu nesta temporada.

?Os turistas que estão visitando Itaipu neste período têm uma atração a mais. Hoje pela manhã, quando a Itaipu aumentou a produção de energia, o volume ficou em 756 metros cúbicos de água por segundo, vazão que vai aumentar gradativamente nos próximos dias?, disse Piolla.

O vertedouro foi aberto no último dia 24, e segundo a Divisão de Hidrologia de Itaipu, deve permanecer por um longo período aberto.

O reservatório de Itaipu recebe água de toda a Bacia do Rio Paraná, que inclui rios de Minas Gerais e São Paulo, onde as chuvas estão sendo abundantes. ?Como Itaipu utiliza para a produção de energia aproximadamente 11 mil metros cúbicos de água por segundo que chegam pelo reservatório, o que excede este volume precisa ser escoado pelo vertedouro, já que o Lago de Itaipu está em sua cota máxima, de 220 metros acima do nível do mar?, explicou Piolla.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.