Os líderes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP) se reunirão pela primeira vez em um território palestino quando se encontrarem na próxima semana, provavelmente em Jericó, na Cisjordânia, disse Nabil Abu Rudeina, um alto funcionário do governo palestino. Rudeina disse que a reunião da próxima semana entre o primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, e o presidente da ANP, Mahmoud Abbas, representará uma tentativa de resgatar um cessar-fogo recentemente encerrado na Faixa de Gaza.
O anúncio ocorre em meio à diminuição da violência depois de duas semanas de disparos de foguetes palestinos e de bombardeios aéreos israelenses nos quais morreram mais de 50 pessoas em Gaza e duas pessoas em Israel. Abu Rudeina, um importante assessor de Abbas, comentou que a violência provavelmente dominará a agenda do encontro da próxima semana. "O presidente tem trabalhado dia e noite para propor um cessar-fogo amplo e mútuo", comentou Abu Rudeina em Gaza.
De acordo com ele, a reunião da próxima semana, marcada para 7 de junho, "deverá acontecer nos territórios palestinos". Ainda não se sabe onde ocorrerá o encontro, mas participantes mencionaram recentemente o oásis cisjordaniana de Jericó como local mais provável. Miri Eisin, uma porta-voz de Olmert, admitiu que a Cisjordânia "é uma possibilidade", mas comentou que ainda não foram definidos o local e a data do encontro.


