Israel destrói míssil de longo alcance do Hezbollah

Aumentaram as suspeitas de que a guerrilha libanesa Hezbollah tenha mísseis de longo alcance que podem atingir até mesmo Tel Aviv. Hoje, a força aérea israelense destruiu pelo menos um míssil de fabricação iraniana com alcance de mais de 160 km, mais do que os 120 necessários para atingir a maior cidade de Israel.

Os israelenses descobriram que haviam destruído o míssil Zilzal ("terremoto", em árabe) por acaso. A televisão libanesa transmitiu imagens de um objeto em chamas caindo nos arredores de Beirute e as primeiras reportagens sobre a queda especulavam que o objeto era um caça israelense que havia sido abatido por mísseis antiaéreos do Hezbollah.

O exército imediatamente negou a informação, mas os boatos continuaram. Mas o caso foi esclarecido. Na verdade, o objeto era um míssil iraniano que foi detonado depois que o caminhão que o transportava foi bombardeado por Israel. Acredita-se que o veículo carregava pelo menos dez mísseis, mas apenas um deles foi detonado com a explosão.

A existência desse tipo de míssil foi descoberta um dia depois de o líder do Hezbollah, o xeque Hassan Nasrallah, ter prometido usar "armas-surpresa" contra Israel. A princípio, o exército pensou que ele se referia a mísseis antiaéreos. Agora, acredita-se que Nasrallah tinha em mente mísseis de longo alcance como Zilzal, que conta com ogivas pelo menos dez vezes mais explosivas do que os tradicional foguetes Katyusha, os mais usados pelo Hezbollah.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.