Israel captura líder local do Hamas em Gaza

Forças israelenses invadiram nesta quinta-feira (24) a Faixa de Gaza e detiveram um representante do Hamas, informaram autoridades locais e testemunhas. Na operação, soldados israelenses mataram o irmão de Younis Abu Daka, líder local do grupo islâmico e palestrante da Universidade Islâmica da Cidade de Gaza.

A ação militar israelense transcorreu em Abasan. Soldados apoiados por tanques e helicópteros assumiram posições estratégicas e entraram em confronto armado como militantes palestinos. De acordo com autoridades locais, pelo menos dois militantes ficaram feridos na troca de tiros.

Yousef Abu Daka, irmão de Younis, morreu no episódio da captura de seu irmão, informou o Hamas.

O Exército israelense confirmou a detenção de um importante membro do Hamas em Gaza e informou que pelo menos um suposto militante morreu, mas não o identificou. O incidente ocorre no âmbito de uma série de ações militares de Israel contra Gaza iniciada em 28 de junho, três dias depois da captura de um soldado israelense por militantes palestinos.

Israel afirma que continuará com a ofensiva até que o cabo Gilad Shalit seja libertado e grupos armados parem de disparar foguetes contra cidades israelenses. Mais de 200 palestinos morreram desde o início da ofensiva do Estado judeu contra o território litorâneo. Autoridades palestinas temem que Israel passe a concentrar suas forças em Gaza depois de um sangrento conflito com o grupo guerrilheiro pró-iraniano Hezbollah no Líbano.

Voltar ao topo