Iruan chega amanhã ao Brasil

Porto Alegre – Um forte esquema de segurança será montado amanhã (12), no Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre para a chegada do menino Iruan Ergui Wu, 8 anos, que deve desembarcar às 22h de um vôo da Varig proveniente de Johannesburgo, na África do Sul. A Polícia Militar fará o policiamento no aeroporto e na casa da avó, Rosa Leocádia, em Canoas.

A rede de proteção à privacidade do menino, formada pela Comissão Interinstitucional pela Volta de Iruan e pela Secretaria de Justiça e Segurança, acertou com a Infraero o desembarque em setor reservado do Aeroporto Salgado Filho, só para familiares. Segundo o procurador Afonso Konzen, da Comissão Interinstitucional pela Volta de Iruan, o menino não dará declarações nem irá comparecer a solenidades antes que a família avalie se ele tem condições para isso, sem ferir seus direitos.

Na madrugada de hoje, o promotor recebeu um telefonema do diplomata Paulo Pereira Pinto do hotel, em Kaoshiung. “Ele ligou para nos tranqüilizar. Disse que Iruan passou bem à noite e que estavam se preparando para a viagem”, disse Konzen. O promotor disse ainda, que a comissão fez a sua parte e o desafio agora será dos familiares para garantir a completa integridade de Iruan. O procurador expressou também o desejo de que as famílias brasileira e taiwanesa pudessem se reconciliar pelo bem da criança.

Iruan estava retido desde março de 2001 por um tio taiwanês na província de Kaoshiung, a cerca de 100 quilômetros da capital Taipe. Depois de longa batalha judicial entre as famílias taiwanesa e brasileira pela sua tutela e negociações que envolveram a diplomacia e os governos de ambos os países, o menino foi retirado à força pela Polícia da casa dos familiares taiwanês, por determinação da Suprema Corte, e entregue à diplomacia brasileira naquele país.

O retorno do menino ao Brasil começou às 12h55min de hoje (2h55min pelo horário de Brasília), com a partida do vôo 625 da China Airlines do aeroporto de Kaoshiung com destino a Hong Kong e daí para Johannesburgo. Iruan chegará ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, amanhã à tarde, seguindo depois para Porto Alegre.

Voltar ao topo