“Irrigação Noturna” deve dobrar a produção agrícola do Estado

O “Irrigação Noturna”, lançado pelo governador Roberto Requião no último sábado (21), em Cornélio Procópio, vai beneficiar 30 mil agricultores do Paraná. O programa é inédito no Brasil e seu objetivo é contribuir com o agricultor para aumentar a produtividade da lavoura, utilizando a energia elétrica e a água de forma racional e inteligente e com o barateamento da tarifa de energia elétrica utilizada entre às 21h e 6h.

“Este programa deve dobrar a produção do Estado no médio prazo”, disse o governador. “Até 2006 vamos estender o programa para mais 15 mil propriedades e readequar o horário de irrigação de outras 15 mil”, completou. A previsão é que o “Irrigação Noturna” seja utilizado em mais de 50 mil hectares. “Mesmo com todo dinheiro direcionado pelo governo que me antecedeu para as montadoras, o que puxa a economia do Estado é a agricultura”, disse ainda o governador.

Com o novo programa, agricultores como José Marreca Neto, poderão lucrar mais e aumentar e diversidade de culturas. “Com a irrigação mais acessível eu posso utilizar adubo orgânico, que é mais barato”, disse ele. Criador de bicho da seda, Marreca explica que a irrigação melhora a brotagem da amora. “Além disso, agora, eu posso planejar o plantio de legumes ou outras culturas”, salienta.

Sua opinião é compartilhada por José Carlos Almeida, também criador de bicho da seda, que considera significativo o gasto com energia de sua bomba de água, apesar da atual tarifa ser reduzida. “Não teria problema algum em irrigar durante a noite, se eu pagar menos pela energia”, acrescenta.

Custos

O programa determina a redução de 60% a 70% na tarifa de baixa e alta tensão, além de outros benefícios. “O agricultor deve pagar pela tarifa rural, que já tem seu valor reduzido, quase 12% do valor normal”, destacou Requião.

Os agricultores inscritos no programa receberão até 200 metros de rede de energia elétrica e complementação de até 600 metros de rede gratuita, e o restante com 50% de auxílio. Os custos com as instalações para a medição de energia poderão ser parcelados em até 24 meses, sem juros, além de facilidade de crédito para a compra e instalação dos equipamentos, conforme critérios definidos pelo agente financeiro.

Paralelamente, o programa reduz o consumo no horário de pico, ao incentivar o uso da energia elétrica durante madrugada. “Além de melhorar a produtividade e regularizar a oferta de culturas, o programa permite melhor aproveitamento da água e a racionalização do uso do agrotóxico”, explica o secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti.

A segurança dos investimentos do agricultor ? que fica menos sujeito às variações climáticas ? e a possibilidade de traçar perspectivas de oferta de seu produto também foram destacadas pelo diretor-presidente da Copel, Paulo Pimentel. “A agricultura sem irrigação é agricultura sem segurança. O programa melhora o ciclo da produção, que começa bem, mas pode ser comprometido pelo excesso ou falta de chuva”, ressalta.

Pesquisa

De acordo com José Tarciso Fialho, agrônomo da Secretaria da Agricultura responsável pelo projeto, está prevista a construção de 16 Centros Tecnológicos de Irrigação, com o objetivo de fomentar a pesquisa na área.

Segundo ele, a Secretaria, que trabalha em parceira com a Emater nesse empreendimento, já está recebendo inscrições dos agricultores interessados em participar do programa. Além dos descontos previstos, dependendo da característica do atendimento, eles receberão informações e treinamento sobre técnicas de irrigação.
O programa Irrigação Noturna contribui para a inserção dos pequenos agricultores no mercado de forma competitiva e serve de instrumento para aumentar a produtividade e a produção.

Voltar ao topo