Irrigação Notuna terá descontos de até 70% na conta de luz

Até o final do mês de julho, cerca de 100 técnicos vão estar capacitados para trabalhar no Programa de Irrigação Noturna, um projeto do Governo do Paraná que oferece descontos para a energia elétrica utilizada à noite e financiamento especial na compra dos equipamentos necessários para a instalação do sistema de irrigação. O investimento destinado à infra-estrutura de eletrificação e tecnologia de irrigação é de R$ 200 milhões e o lançamento do Programa deverá acontecer no mês de agosto, em Londrina.

Com a irrigação noturna, os agricultores poderão aumentar a produtividade de sua lavoura, a renda e a geração de emprego, uma vez que vão estar utilizando a energia elétrica e a água de forma racional e eficiente. E os agricultores que já têm suas terras irrigadas vão ser incentivados a transferir a atividade para o período entre 21h e 6h. O Governo pretende atender 15 mil propriedades, sendo 3 mil ainda neste ano.

“A meta é reduzir o uso da energia nos horários de pico, pois utilizando-a nesse horário alternativo é possível racionalizar a demanda e o agricultor economiza pagando tarifas com descontos de até 70% na conta de luz, referente ao gasto com irrigação”, explicou o secretário da Agricultura e vice-governador, Orlando Pessuti.

O Irrigação da Madrugada nasceu do interesse da Copel em otimizar a geração de energia no período noturno, quando cai o consumo. Podem receber os benefícios todos os agricultores do Estado que queiram utilizar a eletricidade para a irrigação noturna. Eles vão ter descontos de até 70%, dependendo da característica do atendimento, além de receber informações e treinamento sobre técnicas de irrigação.

De acordo com José Tarciso Fialho, agrônomo da Secretaria da Agricultura e responsável pelo projeto, estão previstas as construções de 14 Centros Tecnológicos de Irrigação, com o objetivo de fomentar a pesquisa na área. Os agricultores inscritos no programa receberão até 200 metros de rede de energia elétrica nova e complementação de até 600 metros de rede gratuita, e o restante com 50% de auxílio. Vão ainda poder parcelar em até 24 meses, sem juros, as instalações para a medição de energia, além de facilidade de crédito para a compra e instalação dos equipamentos, conforme critérios definidos pelo agente financeiro.

Capacitação

Até o final do mês cerca de 100 técnicos de todos os núcleos regionais da Secretaria da Agricultura vão estar treinados, e a partir daí poderão capacitar outras pessoas interessadas em trabalhar no Programa de Irrigação Noturna. Já foram realizados cursos para técnicos nas regiões de Francisco Beltrão, Toledo, Cascavel, Campo Mourão, Pato Branco e Laranjeiras do Sul.

Os participantes receberam noções básicas de eletrificação, técnicas de irrigação e operacionalização do programa, além de noções sobre meio ambiente e visita técnica a uma área irrigada. Participaram técnicos da Câmara Técnica de Irrigação – formada por profissionais da Secretaria da Agricultura, Emater, Copel, Secretaria do Meio Ambiente, Iap, Iapar, Sudhersa -, pessoas da iniciativa privada, como cooperativas e outras instituições, além de professores dos colégios agrícolas.

Técnicos das regiões de Curitiba, Paranaguá, Ponta Grossa, Irati, Umuarama, União da Vitória, Paranaguá, Londrina, Maringá, Umuarama, Paranavaí, Ivaiporã, Apucarana, Cornélio Procópio e Jacarezinho também receberão treinamento durante o mês de julho.

Para José Tarciso Fialho, a partir do próximo ano o Irrigação Noturna começará a apresentar bons resultados, pois além de estimular diversas atividades agrícolas, principalmente na área de hortigranjeiros, vai gerar mais empregos. Até 2006 deverão ser beneficiados 36 mil agricultores, numa área de 51 mil hectares.

Voltar ao topo