Irregularidade em balança da BR-376 levam Ipem a autuar concessionária

O equipamento faz a pesagem dos veículos em movimento, e a Rodonorte utilizava um sistema portátil, para pesagem dinâmica de eixos rodoviários, tendo sido constatados erros superiores ao tolerados pela Legislação Metrológica vigente.

A verificação foi feita de duas formas. A primeira delas com veículo pesado, com truck, e a segunda com veículo leve, sem truck. No primeiro caso, o veículo pesava 22.460 quilos e a média acusou 22.961 quilols, com um erro de 501 quilos. No segundo caso, o veiculo pesava 11.470 quilos e acusou 11.852, com erro de 382 quilos.

Verificada a irregularidade, foi lavrado auto de infração, em cumprimento às determinações da Lei 9933/1999, e encaminhado à sede da empresa, em Ponta Grossa. O agente fiscal metrológico Jaime Ciquini, responsável pela verificação, ressalta a importância da participação da população nesse caso, pois, ?se não fosse a denúncia anônima, os motoristas sairiam prejudicados devido aos problemas constatados naquela balança?.

O Ipem mantém um número para ligações gratuitas, através do qual a população pode denunciar irregularidades, fazer reclamações e esclarecer dúvidas. O fone é da Ouvidoria do IPEM é 0800 645 0102.

Voltar ao topo