O Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2007 poderá ser pago de forma parcelada em até dez vezes, entre fevereiro e novembro, desde que o valor de cada parcela não seja menor que R$10,00. A data do vencimento das parcelas varia de acordo com o número da indicação fiscal do imóvel.

continua após a publicidade

Para as indicações fiscais que terminam com os dígitos 1 e 2, as parcelas vencerão no dia 11 de cada mês. Dígitos 3 e 4 têm vencimento no dia 12. Se o final é 5 ou 6, o prazo de pagamento é dia 13. Para indicações fiscais que terminam com 7 e 8, a parcela vencerá todo dia 14. Se o final é 9 ou 0, o vencimento cairá sempre no dia 15. O dia 15 também será a data de vencimento, independente do número da indicação fiscal, nos pagamentos programados para débito automático em conta corrente.

A Prefeitura de Curitiba oferece um desconto de 5% para o pagamento do imposto em cota única, com vencimento em 12 de fevereiro. O desconto é um pouco maior que a inflação estimada para 2007, que deve ficar entre 3% e 4%.

O IPTU de 2007 não teve aumento real e passou apenas pela correção da inflação, de 3%, baseada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que fechou os últimos 12 meses em 3,02%.

Os talões do IPTU-2007 serão entregues durante o mês de janeiro no endereço do contribuinte cadastrado na prefeitura. Quem não receber o carnê ou extraviá-lo poderá retirar uma segunda via no prédio central da prefeitura, no Centro Cívico, nas Ruas da Cidadania e também pela internet (www.curitiba.pr.gov.br). Questionamentos e pedidos de impugnação dos valores do IPTU também poderão ser feitos até 12 de fevereiro.

continua após a publicidade