Ipem realiza encontro sobre legislação a permissionárias da região de Maringá

Para permitir um contato abrangente com todas as áreas onde atuam as suas permissionárias, além de atualizar os dados da legislação federal e debater as possíveis alterações que tenham ocorrido nos últimos tempos, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) estará promovendo, nesta quarta-feira, em Maringá, um ?Encontro Técnico sobre Legislação e Procedimentos para Empresas Acreditadas?.

O encontro será realizado na sede regional do Ipem em Maringá (Rua Pioneiro Carlos Burian, s/n), com abertura programada para as 13h30, com a palavra do presidente Leonaldo Paranhos e a explanação das razões de o instituto estar enfatizando as atividades de orientação, advindas do Programa Especial de Orientação (Peso).

Paranhos deve reforçar a importância de encontros como esse ? na véspera foi realizado em Londrina e acontecerá em Guarapuava no dia seguinte – para poder ampliar o campo de orientação a que o instituto se propôs desde o lançamento do Peso.

O programa Peso tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes, para que a estrutura técnica e humana do instituto esteja à disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.

Em seguida, com o início da programação técnica do encontro, será debatida a Portaria 88/87 do Inmetro, ?Autorização e renovação de Empresas?, a cargo de Ambrósio Teche e Ronaldo Sérgio Oliveira. O outro tema a ser exposto será ?Procedimentos no Desenvolvimento das Atividades de Manutenção e Consertos de Medidas Materializadas e Instrumentos de Medir?, por conta de David Baggio, gerente de Avaliação Técnica do Ipem.

O objetivo do encontro é orientar as empresas permissionárias para que estas possam se atualizar com a legislação presente, melhorando, com isso, a qualidade do trabalho de aferição e calibração dos instrumentos em todo o Paraná.

Conforme levantamento feito pelo Ipem, existem hoje 221 empresas permissionárias devidamente autorizadas em todo o Estado do Paraná. São empresas que podem desempenhar atividades de manutenção e reparos em medidas materializadas e instrumentos de medir, tais como balanças, bombas medidoras de combustíveis líquidos, automação, taxímetros, radares, esfigmomanômetros e barreiras eletrônicas.

Voltar ao topo