Ipem lança complexo metrológico em Londrina

O Complexo Metrológico de Londrina será lançado oficialmente nessa quinta-feira. Trata-se de uma iniciativa do Instituto de Pesos e Medidas do Paraná (Ipem), com apoio do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), viabilizada pela parceria com a Companhia de Desenvolvimento de Londrina (Codel) e a prefeitura local. A solenidade oficial está marcada para as 10h30, no gabinete do prefeito Nedson Micheleti, com a doação de um imóvel no Centro Tecnológico de Londrina para funcionamento dos futuros laboratórios. Na ocasião, também será estabelecido o prazo para a licitação da obra.

O complexo levará o nome de Joseph Brais, em homenagem ao diretor administrativo-financeiro do Inmetro, que estará presente ao lançamento. “Ele é um profissional que trabalha pelo fortalecimento da metrologia no País e que tem dado um grande apoio ao Ipem”, comenta José Antônio Fonseca, presidente do instituto. Além dele, também, que participará da solenidade o secretário da Indústria, Comércio e Assuntos para o Mercosul, Luis Mussi.

Fonseca salientou o esforço do instituto em descentralizar suas atividades e formar uma rede de laboratórios que possa atender ao interesse específico de cada região do Estado. O objetivo do Ipem é dividir as funções no Paraná, de acordo com a vocação de cada região. Na sede Curitiba e em Maringá funcionam laboratórios de massa; em Cascavel estão sendo concluídos os equipamentos para o laboratório de análise de umidade de grãos e agora Londrina ganha esse implemento na área da metrologia científica.

O complexo metrológico será instalado no futuro Parque Tecnológico de Londrina e terá laboratórios de química na área de alimentos e de têxtil, dois para cada setor, um voltado para o atendimento normal da comunidade e outro acadêmico, para as atividades universitárias e estudantis. Esse será um dos pontos importantes do empreendimento, por permitir que estudantes possam acompanhar de perto as atividades do Ipem, às quais eles normalmente não teriam acesso.

“Os laboratórios serão acoplados entre si e separados apenas por um visor transparente, através do qual os acadêmicos poderão observar todo o trabalho de calibração, ensaios, laudos e exames oficiais, dando suporte a um desenvolvimento tecnológico de toda a região e servindo toda a classe acadêmica de Londrina”, enfatizou Gilmar Scopel, diretor-técnico do Ipem.

A definição das áreas de ação do futuro laboratório ocorreu por decisão de uma comissão representativa de todos estes setores, que esteve visitando o Complexo Metrológico do Inmetro, em Xerém, no Rio de Janeiro, a fim de estudar as melhores opções para a região de Londrina. Esta comissão decidiu pela instalação dos laboratórios de química e de têxtil, que serão os laboratórios-âncora para atuação em toda a área. “A atividade química é muito grande em toda a região e a opção da comunidade é que estes dois laboratórios atendam não apenas a região, mas também o Paraná e o Brasil. O têxtil se deve ao grande empreendedorismo que existe em todo o Norte e Noroeste do Paraná, em razão da proliferação da indústria têxtil”, conclui José Antônio Fonseca.

Voltar ao topo