Ipem lança cartilha para proprietários de postos de combustíveis

Lançada recentemente pelo Instituto de Pesos e Medidas do Paraná ? Ipem, a cartilha especial para os revendedores de combustíveis será apresentada oficialmente em Ponta Grossa, nesta quinta-feira (27). A cartilha ?De olho na bomba? será entregue durante o I Grande Encontro de Revendedores dos Campos Gerais e Curitiba, evento promovido pelo Sindicato dos Revendedores de Combustíveis do Paraná (Sindicombustíveis-PR), com o objetivo de reunir os filiados da região para debater assuntos do setor, como adulterações, fraudes, meio ambiente e ética no mercado.

O presidente do Ipem, Leonaldo Paranhos, enfatiza a importância da participação do instituto para evitar irregularidades na chegada do combustível ao consumidor final e o papel que a cartilha terá nessa função. ?É a legislação ao alcance do profissional do setor, com todos os itens especificados de forma a impedir que o posto possa incorrer em alguma irregularidade. Qualquer dúvida, basta o funcionário ler a cartilha para esclarecer os pontos básicos da legislação?, explica Paranhos. Ele ressalta o papel de orientação assumido pelo instituto a partir do lançamento do Programa Especial de Orientação ? Peso ?, com o objetivo de ?trocar o bloco de multas por um manual de orientação?.

Com uma programação elaborada pelo instituto, a cartilha logo atingirá todos os pontos do Paraná, permitindo maior acesso dos proprietários e funcionários de postos de gasolina à legislação nacional. Paralelamente serão realizados seminários com as permissionárias responsáveis por mecânicas em manutenção e consertos de bombas, para que também acompanhem esse estreitamento de informações.

Além de distribuir a cartilha aos profissionais da área, o Ipem também estará participando efetivamente da programação oficial do evento, com a palestra de seu Gerente de Verificações Metrológicas, Ivo Ribeiro, sobre bombas medidoras, marcada para as 14h. O evento será realizado no Barbur Plaza Hotel (Av. Visconde de Mauá, 1001 ? Oficinas ? Ponta Grossa)

Peso

O programa Peso tem como principal objetivo organizar um trabalho de parceria entre o Ipem, fabricantes e comerciantes, para que a estrutura técnica e humana do instituto esteja à disposição dos interessados nas várias etapas de produção, desde a utilização da matéria-prima para a fabricação até o instante em que o produto chegue ao consumidor.

A ação de orientação proposta pelo Ipem funciona também como proteção ao mercado, ao diminuir a concorrência de produtos inadequados e por isso mais baratos do que aqueles comercializados de acordo com as normas federais. Em parceria com segmentos diversos, o Peso realiza palestras, cursos, seminários e informações, com intenção de alcançar significativa melhoria nos diversos produtos, incentivando o consumidor final no exercício de seu direito de reclamar e exigir que governo e indústria coordenem e avaliem os resultados obtidos.

Com isso, fabricantes, comerciantes, exportadores, importadores, setor público, sindicatos, agropolos, fundações e associações de classe saem fortalecidos pela parceria que atinge finalmente o consumidor, o grande alvo de todo o empreendimento.

Voltar ao topo